Hoje ... Canelone de Beringela Light

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pronto.
Agora já jantei, minha dor nas costas esta controlada (tapeada) e então lá vai a receitinha adaptada do canelone de beringela.
Já vou me desculpando por não fornecer quantidades exatas pois foi a primeira vez que fiz, meio preparada, meio no susto, aproveitando o que tinha em casa.

Lá vai:


Canelone de Beringela versão Josi com Gastrite




Primeiro corte uma beringela grande em tiras finas, não muito finas.
Você pode usar um cortador manual ou a faca.
Passe sal nas fatias e coloque umas sobre as outras em uma grade sobre uma forma e deixe descansar para escorrer a água. Essa água dá um gostinho meio forte na beringela, então se você escorrer ela ficará mais saborosa.
Eu deixei por volta de umas 3 horas escorrendo. Vá virando as fatias de vez em quando pra ajudar a escorrer a água.

Enquanto ela vai escorrendo você pode ir preparando o recheio.

Eu que não sou muito chegada a espinafre, que era a sugestão do chef Fábio (http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Massas/0,,REC32703-7775-42+CANELONE+DE+BERINJELA,00.html) fiz o seguinte.

Usei um pouco mais da metade de um pacote de ricota, (aquele básico que vende no supermercado) e amassei. Acrescentei sal, um pouquinho inho de azeite (se você gostar coloque um pouco mais) orégano, salsinha picadinha, cebolinha picadinha, cebola picadinha frita em pouco óleo de canola e cenoura cozida al dente picada em cubinhos bem pequenos e tomate seco picado.

Aí você me pergunta, tomate seco Josi você por um acaso pode comer?

Então...rsrsrs

Eu fiz o tomate seco. Como? Perdeu 6 horas da sua vida pajeando virando tomate?

Claro que não. Pesquisei no google uma receita de tomate seco só pra testar e a primeira que veio? Tomate seco rápido no microondas.
O primeiro teste ficou muito seco e a segunda vez ficou ótimo, mais molhadinho e tempero suave, ou seja, nada de agressões ao meu querido estômago.


Tomate (não tão) seco rápido versão Josi



Pegue quantos tomates quiser, de preferência mais maduros, corte ao meio e retire as sementes. Coloque em um refratário com a casca para baixo e despeje uma colher de café de vinagre dentro de cada metade de tomate, salpique uma misture de sal e açúcar (proporção pra 3K de tomate: 1/2 xícara de açúcar para 1 colher de sopa de sal, relendo agora coloquei menos sal e ficaram mais docinhos, mas ficou bem bom, na verdade fiz um monte de coisas diferentes..rsrsrs), orégano, vários fios de azeite por cima dos tomates, e um téquinho de alho moído em cada tomate.

Coloque no microondas (no meu) em potência máxima 11 minutos. Retire e escorra a água, vire os tomates e deixe por mais uns 8 minutos. Retire a água (não é muita água não), e coloque-os em uma forma e vá secando em forno baixo pelo tanto que você achar melhor. Quanto mais tempo, mais seco. Lembre de ir virando os tomates pelo menos de 10 em 10 minutos. Você pode deixar o forno entreaberto que ajuda a secar também. Depois de frios retire da forma e guarde em uma vasilhinha tipo ziploc na geladeira.

Aqui esta o link ( http://tudogostoso.uol.com.br/receita/1774-tomate-seco-rapido-.html) onde peguei a idéia da receita, porque acabei fazendo a la memória de Josi, pq só deu pra eu dar uma lida rápida na receita e nem anotar nada pois tenho um ser muito gentil que divide o sangue e o teto comigo que não me deixou olhar melhor...enfim....

Eu gostei do resultado.

Continuando...

O recheio ficou assim:











Depois de escorrer as fatias de beringela, você pode lavá-las para tirar um pouco do sal ou não.
Passe as fatias na seguinte mistura:
(era o que tinha em casa e eu poderia comer..rs)
Farinha de trigo, uma colher de sobremesa não muito cheia de maizena e farinha de mandioca, peneire tudo em um prato ou vasilha onde você vai passar as fatias de beringela.
Em outra vasilha coloque duas claras de ovo leve .... levemente batidas com o garfo mesmo e um tiquinho de água.
Passe as fatias na farinha e depois na clara e coloque em uma frigideira aquecida e vá dourando dos dois lados. Não precisa colocar óleo na frigideira.

Depois das fatias empanadas, coloque um pouco do recheio na parte mais larga e enrole a beringela. Vá colocando os rolinhos em um refratário, forma, etc, forrado com um pouco de molho e depois coloque o restante do molho por cima de tudo. Leve ao forno pra aquecer (não esqueça pois o molho seca, pois é!) e depois sirva.
Fica uma delícia.

Eu fiz um molho tomatudo, ou seja, fritei cebola picadinha inha (detesto pedação de cebola) em um fiozão de óleo de canola, acrescentei os tomates picados sem semente, e fui fritando em fogo baixo até dissolver um poco o tomate. Coloquei 1/4 de copo de água pra não ficar tão denso. Adcionei sal, salsinha, cebolinha e uns pedacinhos de champignon picado.

Enfim, uma receita com um monte de receitas dentro.
Eu recomendo todas, vale a pena. Uma receita leve, light e que não vai azarar o seu estômago se você retirar as sementes do tomate (a casca tbm é bom tirar), não usar gema, e pouco alho, azeite e óleo.
Tem vários passos, mas é bem fácil de fazer.

Então é isso ae, se arrisque e seja feliz!!!!

Mais fotinhos













P.S. Cris depois você me ensina fazer aquele esquema que você clica na palavra e vai pra outra coisa que volta, e etc...só pra isso aqui ficar mais organizado. Ahh da uma corrigida também por favor...rsrs t+

Ahhhh Edu ouvi essa música e lembrei de vc que anda sonhando com montanha...rsrsrs
Fica a dica pra Cris dessa musiquinha que é bem bonitinha.

http://br.youtube.com/watch?v=aBKcKQHZXks

2 comentários:

Kell disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kell disse...

Mari querida!
Aguardo o convite pra comer essa sua berinjela maldita que tá me dando muita água na boca porque você sabe que eu amo berinjela e fica fazendo isso comigo.
Te ensino sim, pode deixar.
Nossa... deu uma fome que você não faz idéia. Daquia pouco vou morder a tela do computador.
Beijos!

Cris

Cozinheira de Plantão Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino