Aula de culinária infantil - Falafel

sexta-feira, 13 de março de 2009

Pois é eu estou trabalhando como nutricionista em uma escola.
Cuido do cardápio (lanche e almoço), boas práticas na cozinha e aulas de culinária.
Hj foi minha primeira aula de culinária.
Fui toda paramentada com meu avental e chapéu estilizados preparar um Falafel de grão-de-bico com as crianças.
A professora a pedido meu, contou durante toda a semana a história do Tsiu um grão-de-bico que conta os benefícios deste grão as crianças que vão viositá-lo na Hortolândia (não´, não é aquele ovo calor dusinfernos perto de campinas).
A dúvida agora estava se as crianças iriam ou não comer o quitute.
Qd cheguei dois falavam que não iam comer e outro chorava que não ia comer o Tsiu nem comer nada (normal pq ele não quer saber de comer nada).
Aí com minha didática e jeito prô profissional de convencer criaturas mais nova que eu a comer aquilo que eu quero (e que muitas vezes nem ponho a mão , sim eu sou enjoada) puxei a régua de madeira e comecei as ameaças.
Mentira !!!! Eu não to afim de ir presa até pq de nada mais valem meus dois cursos superiores pra me dar uma cela especial. Será que seu eu tiver pós-graduação largada, incompleta e começando me asseguram uma regalia na cadeia?
Enfim este não é o assunto deste post muito menos deste blog.
Comecei a relembrar a história com eles e disse que o Tsiu muito amigo meu, havia me passado uma receita muito gostosa e que ia grão-de-bico. Fiz o maior farol e convenci todos a irem pra cozinha. É claro que menino que não come nada parou de chorar mas foi resmungando que não ia comer grão-de-bico nenhum.
Fomos pra cozinha, apresentei os ingredientes, deixei eles cheirarem, tocarem e depois bati tudo no master e eles fizeram bolinhas com a massa. Na hora de fritar botei todo mundo pra fora da cozinha pq não tava afim de acidentes com óleo quente ?! Já passamos da idade média.
Depois de bolinhos fritos e não tão quentes a professora foi servir (tive que sair neste momento) para as crianças e adivinhem? Todos comeram inclusive o chorão que não come nada.
A professora fez a maior festa!! Ficou emocionada e chorou!
Pois é, fiquei muito feliz.Ver um trabalho dando certo e as estratégias adotadas por mim em 6 anos de sala de aula sendo recomendadas a outros e dando certo....é gratificante, maravilhoso e renovador.
Aqui está a receita. Se aventurem, ficou uma delícia!!!


FALAFEL


O falafel é um bolinho originário do Oriente Médio, feito com grão-de-bico. O grão-de-bico é uma leguminosa que contém fibras, proteínas, vitaminas e minerais.
Aproveitem!

400 g de grão-de-bico cozido
1 colher (sopa) de salsinha fresca picada
½ cebola pequena picada
1 colher (chá) de cominho moído
1 colher (chá) de coentro moído
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta
200 ml de óleo de girassol

Coloque o grão-de-bico, a cebola, o alho, o cominho, o coentro, a farinha, a salsinha e os temperos no processador e bata até formar uma pasta uniforme.
Despeje a mistura numa superfície polvilhada com um pouco de farinha. Divida em 12 porções iguais, faça bolinhas e depois achate.
Coloque o óleo na frigideira e aqueça em fogo forte. Frite os falafels por 2-3 minutos cada lado, ou ate ficarem dourados e crocantes.
Retire o falafel da frigideira com o auxílio de uma escumadeira. Coloque sobre um prato forrado com papel toalha para absorver o excesso de óleo.
Na escola não utilizamos cominho, coentro e pimenta, mas ficou uma delícia!
T+

1 comentários:

Luana disse...

Oi Josi, nossa não conhecia essa receita... fiquei com agua na boca rs.

Um ótimo fds p vc.

Bjim

Cozinheira de Plantão Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino