Nega Maluca

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Gente fiz este bolinho ano passado para dar para as criaturinhas que participaram da maioria dos meus momentos, estressantes, alegres, irritados, divertidos, engraçados, apaixonantes, etc, etc, etc do ano passado.
Em uma síncope de bondade e falta de preguiça, fiz um bolo de chocolate no formato de "árvore de natal" com cobertura de chocolate, açúcar de confeiteiro e mini confetes.
Com a ajuda da mente brilhante da super Lilian, coloquei o bolinho num prato de papelão embalado em papel celofane transparente. Ficou fofo!! Eu achei e pronto! (Ando super simpática gente!! Com a simpatia de um ouriço!!! Kell por favor retenha só o que é bom e não me zoe tá?!)
Então, caso vc queira fazer apenas o bolo, fica aqui a receita que é baba, moleza, fácil, nível qqr um que saiba ler e identificar o que está escrito consegue fazer este bolo, que na verdade é o bolo Nega Maluca.



Nega Maluca






2 ovos

1 xícara de açúcar

1 colher de chá de baunilha

(A baunilha é para tirar o gosto e cheiro do ovo. Você também pode quebrar o ovo em uma peneira e retirar a pele da gema. Pode colocar raspas de limão também, mas eu recomendo a baunilha pq é mais rápido)

1 xícara quase cheia de óleo

1 xícara de Nescau (sim Edu, nescau não se usa só pra tomar leite, rsrs)

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de água fervente

1 colher de sopa não cheia de fermento em pó

Bata os 3 primeiros ingredientes, muito bem até obter um creme. Adicione o óleo e bata. Adicione os demais ingredientes um a um batendo sempre entre cada adicionamento (deu pra entender isso?).
Despeje a massa em assadeira média untada e coloque em forno pré-aquecido, por 25 minutos em forno alto (280°) e de 15 a 20 minutos em forno mais baixo (210° a 180°).
Para saber se o bolo já está assado eu enfio a ponta de uma faca de mesa no meio do bolo e se ela sair limpa é pq o bolo já esta bom. Mas faça aí o seu teste do palito e sei lá mais o que.
Cobertura:

Para os bolinhos eu derreti chocolate ao leite com creme de leite. Não eu não faço banho maria, vai na panela direto no fogo mesmo, é mais rápido e fica bom.
Para um bolo acho que a medida pode ser uma barra de 170g e uma caixinha de 200g de creme de leite, para a cobertura ficar mole mas firme, ou melhor, ficar cremosa. Se quiser que a cobertura ao esfriar esteja mais firme ou mais cremosa altere a quantidade de creme de leite.

Bom gente eu espero que dê certo. O bolo fica no estilo molhadinho, nada de esfarelados a cada mordida ou respirada mais forte. Qualquer dúvida pergunta ae que a cozinheira de plantão aqui responde direitinho.
Então fica aqui a recomendação desta delícia culinária boa pra tardes chovosas, ensolaradas e nubladas, manhãs idem e noites em qqr estilo, ou seja, bolo bão de comer a qqr momento do seu dia.

T+

2 comentários:

Kell disse...

Então... posso saber o motivo de vc ficar aí me proibindo de te zoar se é o que tenho de mais divertido pra fazer no meu dia? Assim não dáááááá...
E posso saber quando é que vc vaia aparecer aqui no trabalho com esse bolo pra me alegrar?
E vc esqueceu de citar que sua escrava branca do cabelo arrepiado aqui estava lá do seu lado no momento de cobrir, enfeitar e embalar essas tranqueiras. vou começar a cobrar por isso! (Brincadeirinha, minha amiga marceneira pra todas as horas...)

Ylana disse...

Hmmmm....q delicia!! Deu vontade de comer o bolinho...

Cozinheira de Plantão Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino